terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Carros rebaixados ganham nova regularização pelo Contran

Carros rebaixados ganham nova regularização pelo Contran
Veja como não ter problemas na vistoria do seu veiculo

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou desde o mês de maio no Diário Oficial da União, uma resolução que traz novas regras para regularização de alterações na suspensão de veículos. Um dos itens com maiores problemas nas vistorias da Olho Vivo, recebeu a liberação pelo órgão federal.

A nova resolução 479/2014 tornou legal o rebaixamento de veículos no Brasil, desde que obedeçam a uma série de itens e também certificados emitidos pelos órgãos de trânsito. 

Pelas novas regras, as alterações de regulagem na suspensão podem ser feitas em veículos usados que possuam PBT (Peso Bruto Total) de até 3.500 kg, e que durante o esterçamento de direção o sistema de rodas e pneus não toque a estrutura. "A nova regra estabelece como altura mínima do solo 100 mm (10 cm), medida a partir do assoalho do veículo. Já para veículos com peso bruto acima de 3.500 kg - que contempla a categoria de caminhões -, o esterçamento não pode ultrapassar dois graus durante a medição", orienta o diretor da Olho Vivo, Júnior Demarch.

Como regularizar
O primeiro passo para fazer a mudança é passar por uma vistoria credenciada pelo Detran - com o veículo ainda sem as alterações. Depois é necessário pedir junto ao órgão a autorização prévia para alteração da característica do veículo e também uma autorização para obter o CSV (Certificado de Segurança Veicular). 

Na sequência, o proprietário pode realizar a alteração e, em seguida, procurar uma unidade credenciada pelo Inmetro onde será concedida a certificação àqueles que respeitarem todos os itens na inspeção. Logo após, é necessário o retorno à Olho Vivo - Criciúma Vistorias com o laudo emitido pela unidade credenciada ao Inmetro e passar novamente pela vistoria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário