Aumento da gasolina incrementa procura por conversão para GNV
Especialistas falam das vantagens em realizar a inspeção e vistoria após o serviço
Desde segunda-feira, o motorista encontra um acréscimo de até R$ 0,22 na gasolina. Tudo devido ao aumento do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), anunciados pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. E com a elevação, cresce a procura para adaptar o veículo para o Gás Natural Veicular (GNV).
As vantagens são inúmeras de acordo com Diogo Kaminski, representante da Autotest Inspeções de Segurança Veicular, que realiza a inspeção de veículos modificados. “Além da redução dos custos, o gás não tem como ser adulterado, o que garante a qualidade, e também aumenta a autonomia do veículo”, aponta.
De acordo com o proprietário de um posto de combustíveis, Paulo Roberto Benedet, a procura pelo GNV eleva até 10% em períodos de reajuste. A partir do aumento do preço da gasolina, ele acredita em uma maior venda do gás, hoje comercializado a R$ 2,09 o metro cúbico. “O gás natural ainda continua sendo a opção mais barata. Em comparação com o preço da gasolina, a economia com o GNV fica em torno de 30% no valor final”, complementa
Modificações precisam ser inspecionadas e vistoriadas
Após a instalação do GNV é necessário solicitar um requerimento junto ao Detran denominado “Alteração de Características”. Em seguida o cliente se dirige a uma inspeção veicular como a Autotest para a vistoria inicial. “Durante a inspeção verifica-se todos os itens de segurança através de equipamentos dedicados e calibrados. Pelo serviço os técnicos conferem instalação do sistema de GNV e conseguem detectar vazamentos, dentre outros itens, com o intuito de prevenir acidentes, podendo citar explosão ou incêndio ao abastecer o carro. Realizando a conversão em convertedora autorizada pelo INMETRO, a inspeção em um organismo credenciado pelo órgão federal e a vistoria em uma empresa credenciada pelo DETRAN, além de manter a manutenção preventiva de seu veículo em dia, os riscos de acidentes são bem menores dos veículos convertidos irregularmente”, garante o especialista da Autotest, o engenheiro mecânico Diogo Kaminski.
A Olho Vivo Vistorias, credenciada junto ao Detran, realiza a autenticação dos serviços e a vistoria final. “Como é vinculado ao órgão estadual de trânsito, a Olho Vivo vai avalizar/complementar o nosso trabalho. Outros elementos adicionais são verificados como a numeração de motor e trará ainda mais segurança ao cliente”, resume Kaminski.
Nenhum comentário:
Postar um comentário