Quais os carros mais roubados e clonados no país?
Confira os cuidados para não comprar um veículo com problemas
Gol é o carro mais roubado e clonado segundo pesquisas |
Você sabia que os modelos populares e com mais tempo de mercado continuam encabeçando a lista dos carros mais roubados e clonados no país? Em recente pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNseg) mostra que VW Gol, Fiat Uno/ Mille e Palio, Chevrolet Corsa e Celta e Ford Fiesta não são apenas os campeões de venda no mercado nacional, mas também o alvo predileto dos ladrões e consequentemente da clonagem.
O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) divulgou recentemente um ranking dos veículos mais difíceis de furtar. Chamado de Índice de Furto, ele analisa a vulnerabilidade a furtos dos veículos vendidos no Brasil, a qualidade e a quantidade dos dispositivos que protegem o automóvel dos ladrões. O programa verifica ainda a fragilidade de seis itens de segurança: imobilizadores, alarmes, travamento do volante, vidros, chave do veículo e posição da bateria, sendo que chave e alarme possuem pesos maiores na avaliação, seguidos do imobilizador e dos itens remanescentes.
Na parte de baixo da tabela, os chineses dominam as últimas colocações, com meia estrela em cinco possíveis. Entre os mal qualificados estão os modelos da JAC (J3, J3 Turin, J5 e J6) e o Chery QQ. Foram avaliados os vinte carros mais vendidos do Brasi e suas respectivas versões, somando 118 veículos, além de produtos de três montadoras chinesas. O ranking completo pode ser visto no endereço www.cesvibrasil.com.br/email/Imprensa/Ranking_Indice_de_Furto.pdf.
Como evitar a compra de veiculo clonado
Para especialistas em segurança, a melhor forma é realizar uma vistoria cautelar em uma empresa credenciada junto ao Detran para a emissão de um laudo de vistoria com todo o histórico do veículo. "O ideal é o cliente fazê-la antes mesmo de adquirir o veículo. Uma simples atitude que pode prevenir muita dor de cabeça no futuro", explica o Técnico em Vistorias da Olho Vivo, Rodolfo Pavei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário