Compra de carro usado mais segura eleva demanda nas vistorias preventivas
Nos grandes centros e em Florianópolis as financeiras, administradoras de consórcio e a maioria das concessionárias não se arriscam a colocar dinheiro em carros sem que eles tenham passado por uma vistoria. Por meio dela, podem-se evitar todos os possíveis riscos legais de um veículo. A boa notícia é que esse tipo de serviço - chamado de perícia cautelar - está disponível para qualquer pessoa, inclusive as físicas, como você, e já há um centro especializado no sul de Santa Catarina. "Trata-se de uma excelente opção para quem vende ou compra um carro", explica o Vistoriador da Olho Vivo - Criciúma Vistorias, Rodolfo Pavei.
A vistoria geralmente consiste de duas partes. A primeira é a checagem em bases de dados públicas e privadas. "São mais de 40 informações, como identificação exata do veículo, procedência, numeração de motor e chassi, se o carro já sofreu algum sinistro, se está com alguma restrição judicial, histórico de leilão e até se já fez algum recall ou ainda está pendente", afirma Pavei.
Dentre os problemas encontrados estão os veículos salvados que sofreram perda total e, depois de leiloados, são reformados e colocados novamente no mercado, muitas vezes sem a menor condição de segurança para isso. "Em São Paulo há poucos registros deles, mas eles são muito comuns no interior do Brasil", pondera.
A segunda fase de uma vistoria pericial é a verificação de gravações de motor e chassi, teste de pintura, lacração e autenticidade de placa e outros itens. São mais de 76 itens que o profissional verifica. No fim, com o cruzamento dos dados do dossiê, é gerado em nome do cliente ou do dono do carro a garantia de chassi e motor. "Gera segurança jurídica do negócio, protege tanto a empresa como o cliente que está comprando", esclarece Marcelo Garcia, diretor da Geração Hyundai.
Horário ideal para vistoria
De acordo com Pavei, o ideal é deixar o veículo para fazer a vistoria pela manhã para que os profissionais possam ter tempo para avaliar o carro.
O que é necessário para fazer a vistoria?
Além do veículo, precisa-se também do documento original, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário