Conversão do veículo para GNV: como registrá-la junto ao Detran?
Segundo a Associação Catarinense dos Organismos de Inspeção Veicular (Acoi), o uso do GNV tem crescido no país, Santa Catarina é o terceiro no volume de conversões. Atualmente, são convertidos, em média, 1,7 mil veículos por mês. SC conta com 70 oficinas convertedoras credenciadas pelo Inmetro e 135 postos de combustíveis, presentes em 49 cidades, segundo a SC Gás. A favor também conta o fato de o combustível apresentar um baixo custo – nesse mesmo período do ano passado, o metro cúbico custava R$ 2,99, hoje, em média, o preço caiu para R$ 1,99 – além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar e de representar até 70% de economia em comparação com as fontes tradicionais. Também por isso, o uso do GNV tem se expandido rapidamente. A estimativa atual é de que a frota nacional tenha ultrapassado 1,5 milhão de veículos movidos a gás natural, sendo a segunda maior do mundo.
Mas convertido o veículo para GNV como registrar esta alteração de característica do veículo no DETRAN? Veja o passo a passo e as dicas para não perder tempo:
1) Comparecer ao DETRAN e solicitar a autorização de alteração junto ao DENATRAN;
2) Realizar a alteração solicitada junto à empresa credenciada;
3) Dirigir-se ao INMETRO para emissão do laudo;
4) Realizar a vistoria em empresas credenciadas como a Olho Vivo no prazo máximo de 30 dias a contar da data de emissão do laudo do INMETRO;
5) Comparecer à Central de Atendimento para realizar o serviço ou CCRD se for empresa;
6) Ir ao banco para efetuar os devidos pagamentos;
7) Retornar à Central de Atendimento para receber o CRV/CRLV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário